A Federação Gaúcha de Balonismo em destaque no 30º Campeonato Brasileiro de Balonismo em Boituva/SP

De 8 a 16 de Julho foi realizado em Boituva / SP o 30º Campeonato Brasileiro de Balonismo, com a direção técnica de Marcos Bonimcontro e o húngaro Zoltán Pálhegyi e com a presença de 24 pilotos de todo o Brasil.

As excelentes condições meteorológicas permitiram todos os voos nos 7 dias previstos para as provas, para um total de 36 tarefas, sendo todas provas de precisão com alvos reais no terreno (marcas) e alvos virtuais com leitura eletrônica via GPS (logger).

A Federação Gaúcha de Balonismo (FGB) esteve representada na competição por 5 pilotos e suas respectivas equipes: o campeão gaúcho Cristiano Almudim, os pilotos torrenses Giovani Pompermaier e Murilo Hoffmann, Sérgio Jung de Venâncio Aires e Rafael da Luz, de Florianópolis, mas filiado e competindo pela FGB.

Mas a comitiva da FGB em Boitiva foi ainda mais numerosa: o presidente da Federação P.C. Farias integrou a organização geral do evento, Lasier França (Blog Balonismo), Carla P. Horn e Tommaso Mottironi integraram a equipe técnica responsável pelas pontuações em prova, e ainda estiveram presentes, os pilotos federados Fábio Lopes e Maurício Ferrerira, Graco Magnus, Murilo Gonçalves, Ricardo Lima, integrando respectivamente as equipes de Cristiano Almudim, Sérgio Jung, Murilo Hoffmann e Giovani Pompermaier.

Completaram a delegação gaúcha Marcelo Hoffmann que cuidou da meteorologia do evento, Ramon Selau e Adriano Rodrigues Vieira respectivamente nas equipes de Warley Macedo e Murilo Hoffmann.

Na competição, os representantes da FGB tiveram resultados extraordinários, especialmente considerando que, excetuando Giovani Pompermaier na sua segunda experiência, para os restantes pilotos foi a primeira participação num campeonato deste nível.

Assim, ao longo de uma acirrada e equilibrada competição, os pilotos gaúchos, com perícia e determinação, foram conquistando excelentes pontuações, ganhando lugares do pódio em diversas provas e ainda garantindo o primeiro lugar em 4 provas.

Os pilotos gaúchos foram destaques absolutos no segundo dia, na prova n. 11 (Caça à Raposa, prova tradicional no Festival de Torres) ocupando por completo o pódio com Giovani Pompermaier a 3,66 metros do alvo (primeiro classificado), Cristiano Almudim (2º) e Sérgio Jung (3º) a menos de 6 metros, e ainda contando com o 5º lugar de Murilo Hoffman.

No final, sagrou-se Bicampeão o piloto Ronaldo Morales, enquanto segundo e terceiro lugar foram respectivamente para Markus Kalousdian e Warley Macedo, todos três pilotos de São Paulo, bem conhecidos pelas suas participações no Festival de Torres.

Na classificação geral final o primeiro piloto da FGB foi Giovani Pomermaier (11º) seguido por Cristiano Almudim (14º), Murilo Hoffmann (18º), Sergio Jung (23º ) e Rafael da Luz (24º); com isso fica evidente que todos pilotos da FGB, mesmo com as dificuldades do deslocamento para São Paulo e, em algum caso, de meios técnicos à disposição, dignificaram a própria participação num difícil evento competitivo que representa o vértice da modalidade do Balonismo no Brasil e que, inclusive, dá acesso à prova do Mundial de 2018, na Áustria.

Fonte: Carla Patrícia Horn / Tommaso Mottironi – Assessoria de Imprensa da Federação Gaúcha de Balonismo

Publicado por Lasier França – Blog Balonismo